Publicado em 8 outubro 2020 | Atualizado em 9 outubro 2020

Os processos de controle e monitoramento de temperatura são uma fase crítica do armazenamento de termolábeis. E entre os equipamentos mais populares utilizados para este fim está o data logger (ou registrador de dados).

Primeiramente, é preciso ressaltar que as instituições de saúde apresentam uma grande necessidade de garantir a segurança e a qualidade dos diversos produtos. Desde medicamentos até hemocomponentes, a automatização dos processos de monitoramento de temperatura se torna amplamente necessária.

Apesar disso, em muitos casos, esse monitoramento ainda é feito manualmente, apenas com o auxílio do data logger. Esse dispositivo tem como finalidade registrar e armazenar dados com uma frequência pré determinada ao longo do tempo. Contudo, mesmo se tratando de um dispositivo eletrônico, ele é bastante limitado em inúmeros aspectos.

Por isso, apresenta desvantagens em relação aos monitores de temperatura online. Pois esses últimos, através de dispositivos baseados em conectividade, obtém os dados em tempo real. Isso acaba facilitando o processo e tornando-o mais eficiente e seguro.

Além disso, as boas práticas de armazenamento e transporte exigidas pela Anvisa recomendam o controle automatizado de temperatura. Ao passo que o uso de tecnologias é favorável à instituição na obtenção de certificações ISO e acreditações internacionais.

Como funciona o monitoramento de temperatura com data logger?

O data logger é um equipamento que registra os dados conforme a necessidade predefinida na configuração. Ou seja, seu funcionamento pode ocorrer 24/7 ou somente por um período de tempo estabelecido.

Existem diversos tipos de registradores de dados, que podem ser de canal único ou multicanal. Geralmente, são alimentados por bateria, mas alguns modelos oferecem alimentação externa (com fio).

Os principais modelos de data logger disponíveis no mercado utilizam um sistema de registro com três módulos:

  • Sensores ou transdutores: são utilizados para detectar os dados que serão armazenados e analisados posteriormente;
  • Hardware de aquisição: trata-se do aparelho que capta e retém os dados, convertendo-os em formatos que possam ser lidos por aplicativos ou softwares de registro;
  • Software de registro: é o sistema que analisa os dados captados pelo data logger e fornece os resultados através de gráficos.

Apesar de oferecerem flexibilidade e altas taxas de amostragem, alguns data loggers exigem uma conexão ou instalação em um computador. Desse modo, é necessário que o aparelho esteja ativo para a coleta dos dados.

E mesmo para aqueles que coletam dados independentemente do computador, é preciso ter um aparelho para fazer o download posteriormente.

Principais desvantagens desse sistema

Apesar de ser um dispositivo eletrônico que melhora os processos de aquisição de dados, o data logger não se mostra eficiente quando há necessidade de que as informações sejam obtidas rapidamente.

Dessa forma, caso haja excursionamentos de temperatura, uma correção imediata dificilmente poderá ser feita. Ou seja, esse equipamento torna o monitoramento de temperatura impreciso, de certo modo.

Ao mesmo tempo, o data logger apresenta outras limitações, como por exemplo, um processo de “apertar botões” para iniciar o sistema, exigindo que o aparelho seja ligado manualmente. O mesmo ocorre para a visualização dos dados.

Com esse tipo de dispositivo, é necessário abrir o local onde o aparelho está alocado, desconectá-los de termostatos e realizar alguns procedimentos até que se possa ter acesso às informações capturadas. Assim, o processo acaba se tornando demorado e ineficiente.

Veja a seguir outras desvantagens apresentadas pelo data logger:

  • exige um custo inicial de investimento para o registro de dados, sendo um aparelho considerado caro para tarefas menores;
  • com frequência, há uma necessidade de modificação e atualização do software para obter todos os recursos disponíveis;
  • como depende de uma memória limitada para armazenar os dados, eles precisam ser apagados periodicamente, podendo ocasionar perda de informações;
  • em caso de falha no equipamento, alguns dados podem ser perdidos ou não serem gravados corretamente;
  • alguns equipamentos possuem configuração de intervalo de registros limitada;
  • o uso do equipamento exige treinamento da equipe e sua interface, pois não possui uma interface intuitiva.

Outro aspecto importante quanto às desvantagens e limitações do data logger é a ausência de alarmes de desvio de temperatura. Ocasionalmente, esse tipo de oscilação pode levar à quebra da cadeia do frio e, consequentemente, resultar em perdas significativas.

Isso faz com que um registrador de dados não seja seguro para o armazenamento de produtos altamente sensíveis. Especialmente aqueles destinados a tratamentos de saúde, que colocam em jogo muitas vidas dependentes de medicamentos e outros insumos.

Solução Nexxto: por que é a melhor opção para monitoramento de temperatura?

O sistema de monitoramento de temperatura oferecido pela Nexxto é uma solução que torna os processos mais eficientes e seguros. Sobretudo por conta da complexidade das operações dentro de uma instituição de saúde.

Ao mesmo tempo em que captura os dados com precisão, os sensores armazenam e disponibilizam as informações em tempo real. Esse mecanismo possibilita uma ampla visualização do processo, facilitando o acesso aos dados e integrando a equipe.

Sempre que necessitar de ações corretivas, o sistema emitirá alarmes sonoros e notificará os usuários por diversas vias: emails, notificações de celular, SMS, ligação.

Outro aspecto importante sobre a Solução Nexxto para monitoramento de temperatura online, é que ela é validável pela ANVISA e pela 21 CRF Part 11 (FDA). Afinal, a emissão relatórios dentro dos padrões dos órgãos reguladores, além de beneficiar a instituição legalmente, também otimiza o trabalho dos colaboradores.

Sem contar ainda que, com a eliminação de tarefas manuais, que são mais suscetíveis a falhas, os riscos da operação diminuem. Isso aumenta a confiabilidade da instituição e melhora a visão do paciente sobre a qualidade no atendimento.

Entendeu por que o data logger apresenta desvantagens para sua operação? Então aproveite e descubra a importância do monitoramento de temperatura online para medicamentos.

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.