15 julho 2019

Uma boa gestão de ativos hospitalares é fundamental para que profissionais de diferentes setores consigam ter maior precisão na hora de perceberem possíveis falhas em operações, processos e equipamentos. Entre os principais cuidados está o monitoramento de temperatura dos ambientes nos quais medicamentos, hemoderivados e insumos ficam armazenados.  

Quem trabalha em hospitais, clínicas ou laboratórios deve fazer de tudo para garantir a segurança dos pacientes. Para isso, devem se preocupar constantemente com a qualidade dos produtos que são utilizados e dos medicamentos que são dispensados. Uma forma de assegurar qualidade é trazendo novas tecnologias e processos para o dia a dia que reduzam a dependência da ação humana, invariavelmente suscetível a erros. 

Chega de planilhas!  

Alocar um profissional para passar pelos equipamentos e ambientes três ou mais vezes ao dia não é eficiente e nem efetivo. Omonitoramento realizado apenas checando termômetros e termohigrômetros para anotação em planilhas pode ter erros que passam despercebidos.  

A título de exemplo, um hospital de pequeno porte possui, em média, cerca de 50 pontos diferentes de monitoramento de temperatura e umidade, apenas nas áreas de laboratório, hemoterapia e farmácia. 

Ao todo, são 150 leituras e registros manuais de informação realizados diariamente. Ao final de um mês, são cerca de 4.500 medições. Imaginou como é alta a chance dos controles manuais terem pelo menos um erro ao mês?

Agora, imagine também que um hospital permanece até 48 horas sem monitorar alguns equipamentos e ambientes críticos, já que  algumas unidades ficam fechadas durante os finais de semana. Ou seja, bolsas de sangue, medicamentos e produtos termossensíveis ficam completamente descobertos de qualquer tipo de cuidado durante o período, que é suficientemente grande para, caso aconteça algum problema, prejudicar a estabilidade dos compostos químicos e comprometer totalmente a qualidade destes produtos, tornando-os inaptos para uso nos pacientes. Ficou claro o tamanho do risco?

Uma solução como a desenvolvida pela Nexxto traz custo-benefício em relação às horas de trabalho dos profissionais de saúde para fins de redução de risco de perdas. A seguir, apresentamos alguns dos benefícios do sistema para você.  

Sistema de monitoramento de temperatura intuitivo  

A principal função da Nexxto você provavelmente já entendeu: com o auxílio de sensores, incluindo os do modelo com sonda externa, o sistema monitora em tempo real todos os ambientes, equipamentos e produtos de saúde sensíveis. Com esse acompanhamento é possível  encaminhar alertas caso ocorra qualquer variação durante o monitoramento da temperatura ou da umidade fora das faixas de segurança.  

Mas o sistema Nexxto vai muito além do monitoramento de temperatura e umidade. Os alertas são personalizados com escalonamento inteligente de prioridade. Ou seja, é possível determinar os diferentes níveis de criticidade das variações e informar diferentes profissionais caso o problema se agrave e não seja resolvido no tempo previsto.  

Você também escolhe se esses alertas serão recebidos por SMS, e-mail, ligação telefônica, aviso sonoro ou todos eles.  

Relatórios de monitoramento de temperatura e umidade  

Com uma solução como a Nexxto, você também pode esquecer aquela história de fazer com que uma pessoa passe horas reunindo dados e formatando o relatório. Mais uma vez, as chances de passar algum erro é grande.  

Nossa solução registra todos os dados automaticamente e mantém o histórico na nuvem por tempo ilimitado. Graças a isso, com apenas alguns cliques, é possível solicitar que o próprio sistema gere documentos personalizados, ou deixá-lo programado para que os envios sejam também automáticos, por período.  

Isso também é muito útil para auditorias e fiscalizações, já que, em caso de incidentes, todas as informações também podem ser anexadas aos relatórios facilmente.  

Outras 5 vantagens de adotar uma solução como a Nexxto 

  1. Normas: nossa solução é validável pela ANVISA e CRF 21-Part 11 & Gamp 5 (FDA). 
  2. Visibilidade: consulte as informações de monitoramento de temperatura no dispositivo que preferir. Celular, computador ou tablet. 
  3. Personalização: do atendimento consultivo e humanizado ao investimento realizado, a Nexxto se ajusta a uma oferta ideal para o que sua instituição precisa. 
  1. Suporte em todo país: nosso time de especialistas está pronto para atender rigorosos níveis de atendimento em todo o território brasileiro. 
  2. Sucesso do cliente: sua empresa pode contar com nossos consultores especializados no mercado de saúde, até mesmo para estabelecer e atingir metas definidas em conjunto. 
  3. Credibilidade: grandes referências do setor, como a Rede D’Or, Rede Ímpar, Associação Congregação Santa Catarina, Raia Drogasil, Eurofarma, Grupo São Francisco Saúde e a Unimed, já utilizam e confiam em nossa solução. 

A Nexxto é a solução ideal para sua instituição de saúde 

Que tal conversarmos um pouco sobre nossa solução? Nossa equipe está totalmente disponível para esclarecer possíveis dúvidas. Você também pode agendar uma demonstração clicando aqui.  

Se preferir, entre em contato com nossa equipe pelo número (11) 2361-5198 ou pelo e-mail comercial@nexxto.com. ​ 

h

Lucas Almeida

Co-Fundador, Diretor de Marketing e Vendas

Engenheiro pela Poli-USP e especializado em Marketing e Administração pela ULV/CA.
Aqui na Nexxto minha missão é ajudar empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas por meio da transformação digital.