11 outubro 2017

Muitas vezes, para aumentar a rentabilidade de um negócio, não basta somente focar em vender mais. Também é preciso controlar os gastos para que a receita não seja toda corroída.

Por isso, se você quer administrar melhor os recursos do seu restaurante, é importante pensar em como diminuir desperdícios. Neste sentido, uma boa forma de fazer isso é entender como reduzir a conta de energia elétrica do seu estabelecimento.

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, reunimos algumas dicas essenciais para você fazer as adaptações necessárias da melhor maneira. Continue a leitura e confira!

Instale sensores de presença

Sejam clientes, ou mesmo funcionários, é muito comum que algumas pessoas deixem luzes acesas por onde passam, sem a menor necessidade.

Por isso, a instalação de sensores de presença deve ser fortemente considerada na hora de tentar diminuir a conta de energia.

Sem grandes complicações, eles acionam a iluminação somente na hora que ela for necessária e apagam-na automaticamente quando não está sendo utilizada.

Adote o uso de lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED utilizam um diodo que faz elas durarem muito mais do que as lâmpadas comuns. Além disso, elas conseguem oferecer um fluxo luminoso mais potente com um consumo baixíssimo de energia.

Não bastasse isso, elas são fisicamente mais resistentes e podem ser ligadas diretamente na corrente elétrica. Na prática, isso significa que elas não precisam de um reator — peça que, além de puxar energia, pode queimar e precisar ser trocada recorrentemente.

Cuide bem do seu ar-condicionado

Além de consumir muita energia elétrica, o uso do ar-condicionado exige uma série de cuidados para garantir que ele não faça a sua conta de luz ir parar nas alturas.

Procure fazer a manutenção do equipamento nos períodos recomendados. Lembre-se de que economizar com isso, muitas vezes, significa gastar mais com a conta de energia elétrica. Ademais, não fazer a conservação adequada pode gerar prejuízos decorrentes da deterioração do aparelho.

Avalie os horários nos quais seu uso seja realmente necessário, e programe-o para ligar e desligar nas horas certas, observando sempre o fluxo de pessoas no ambiente.

Por último, evite que o aparelho fique instalado em algum lugar exposto diretamente ao sol. O calor recebido pode fazer ele ter uma sobrecarga de serviço.

Controle a temperatura de freezers e geladeiras

Como precisam ficar ligados ininterruptamente, esses aparelhos também fazem muita diferença na sua conta de energia.

Veja se as temperaturas estão adequadas e confira se os termostatos estão variando muito. O ideal é que as elas mudem o mínimo possível.

Assim, além de gastar menos com eletricidade, você também garante um bom e apropriado armazenamento dos alimentos.

Confira a fiação

Imóveis antigos, às vezes, têm uma fiação que precisa ser trocada. Inicialmente, pode ser um custo alto, no entanto ele se pagará na medida em que o seu desperdício de energia diminuir.

Além disso, fios e instalações elétricas velhos demais podem provocar aquecimento, faíscas e, até mesmo, incêndios. Por isso, o melhor mesmo é fazer a manutenção preventiva.

Priorize a utilização da luminosidade natural

Quando o ar-condicionado não estiver ligado, abra portas e janelas para que o ar circule e a luz natural possa entrar no recinto.

Outra ideia relevante é não utilizar cores escuras na sua decoração, pois elas exigem mais luz artificial para garantir uma boa visibilidade dentro do estabelecimento.

Agora que você já sabe como reduzir a conta de energia elétrica, habitue-se a seguir essas boas práticas. Com isso, você conseguirá comprovar como sua conta de luz ficará mais leve no final do mês.

Para ficar por dentro de mais dicas sobre gestão de bares e restaurantes, siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn. Temos sempre conteúdos exclusivos pensados para ajudar você a potencializar os resultados do seu negócio.

h

Lucas Almeida

Co-Fundador, Diretor de Marketing e Vendas

Engenheiro pela Poli-USP e especializado em Marketing e Administração pela ULV/CA.
Aqui na Nexxto minha missão é ajudar empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas por meio da transformação digital.