3 outubro 2016

gestão de datacenter

A demanda crescente por armazenamento e computação, além do crescente desenvolvimento tecnológico fez com que a utilização de datacenters fosse cada vez mais necessária. Um datacenter pode compreender milhares de servers e usar tanta energia quanto uma pequena cidade!

 

No que diz respeito à infraestrutura, o datacenter é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização.

 

O objetivo principal de um datacenter é  garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma empresa.

 

Hoje em dia, quase tudo é informatizado, logo, o ambiente de um datacenter é extremamente relevante para praticamente todos os setores da economia, sejam eles da esfera pública ou das iniciativas privadas de grandes corporações.

 

Os equipamentos de um datacenter devem ser capazes de processar grande quantidades de informações de forma ininterrupta e confiável, para que, dessa forma, a empresa que usufrui do sistema não tenha problemas operacionais na realização de seus serviços.

 

É muito importante que o datacenter seja alimentado por sistemas que evitem a queda e/ou oscilações de energia elétrica. Para isso são necessárias fontes de alimentação ininterruptas como no-breaks, geradores de potência e até mesmo uma subestação elétrica, dependendo do porte da organização.

 

Todos os datacenters são projetados de forma a atender a rigorosos padrões internacionais que exigem alta segurança física e lógica que são asseguradas por tecnologias de alto nível.  As normas da Associação das Indústrias de telecomunicações (AIT)  são as mais utilizadas, especificamente a norma AIT 942, que estabelece a classificação de segurança Padrão TIER.

 

Uma boa gestão de datacenter deve possuir as seguintes características;

  • Boa infraestrutura de rede;
  • Segurança física de alto padrão;
  • Combate de prevenção contra incêndios;
  • Refrigeração e controle de temperatura do ambiente;
  • Capacidade de funcionamento ininterrupta.

 

O maior problema enfrentado por quem necessita gerenciar um datacenter é o alto consumo de energia que esses ambientes possuem. Sendo assim, as empresas que utilizam este serviço estão sempre em busca de maneiras para consumir menos energia sem que isso afete a operacionalidade dos datacenters.

 

Para se ter uma noção, recentemente foi lançada uma notícia de que a Microsoft estaria testando a possibilidade de instalar um de seus centros de gerenciamento no fundo do mar devido às baixas temperaturas deste ambiente.

 

Como a capacidade e necessidade de processamento dos datacenters é muito alta, seus equipamentos costumam gerar muito calor, sendo necessário processos eficientes de refrigeração dado que se eles superaquecem, eles saem do ar.

 

Estes investimentos em refrigeração muitas vezes são muito caros e consomem muita energia.

 

Deu para perceber que a função dos datacenters é de extrema importância para qualquer empresa que os utiliza, e sua operação é extremamente custosa, não é mesmo?

 

Sendo assim, é preciso que as organizações sejam capazes de aproveitar ao máximo os recursos que esta tecnologia oferece.

Uma alternativa para eficiência no uso de datacenters

Em diversas organizações, o grande crescimento experimentado nos últimos anos em novas tecnologias resultou em datacenters heterogêneos, complexos, inflexíveis e difíceis de serem gerenciados.

 

Adicionalmente, não são todas as empresas que possuem os recursos para inovar na gestão de energia de um datacenter como a Microsoft.

 

Sendo assim, é preciso na busca do aumento da eficiência em um datacenter, que se tenha um processo de gestão impecável.

 

Acontece que hoje em dia, o setor empresarial enfrenta um sério problema de gestão inadequada no setor de TI, que muitas vezes, ainda utiliza de operações manuais que tornam a gestão lenta, ineficaz e cheia de falhas.

 

Para mudar essa realidade é preciso que exista a implementação da automatização dos processos de gestão, de forma que o desempenho e a resolução de problemas no uso dos recursos seja feita de maneira ótima.

 

Sendo assim, a solução a ser apresentada a seguir é uma alternativa para redução de complexidade de gestão, custos e manutenção de forma que seja possível aperfeiçoar os processos de planejamento, capacidade e controle.

Solução ARTIS

O objetivo da solução ARTIS é o de otimizar os processos de um negócio por meio da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).

 

Uma empresa que possui grande número de equipamentos de tecnologia em seus datacenters necessita de uma gestão e operação adequada, que forneça flexibilidade de integração com sistemas mais antigos e velocidade de acesso a informações.

 

São diversos os benefícios em gestão de datacenter que a solução ARTIS pode trazer, gerando ganhos impactantes em eficiência operacional, segurança da informação e governança corporativa.

Mas e o consumo de energia?

Conforme dito anteriormente neste artigo, um dos maiores desafios na hora de se gerenciar um datacenter, é o consumo de energia.

 

A solução ARTIS permite ao usuário, por meio de painéis com controle de indicadores gráficos consolidados e parametrizáveis por atributo, que seja possível monitorar em tempo real o consumo de energia de seu datacenter no nível que você precisa com uma visão completa sobre como está a ocupação de todos os seus Racks.

 

Dessa forma, os racks que não estão ocupados podem ser desligados, economizando energia.

Conclusão

O datacenter é sem dúvida um dos ambientes mais preciosos para uma empresa, visto que todos os seus dados e informações importantes estão armazenados em seu ambiente. Logo, a eficiência de um datacenter deve ser máxima, de forma que todos os seus recursos nunca parem de funcionar, seja por dano ou por queda de energia.

 

É imprescindível para todas as empresas que o setor de TI seja capaz de gerir os datacenters perfeitamente, minimizando a ocorrência de problemas e realizando manutenções preventivas nos tempos corretos.

 

A solução ARTIS é perfeita para as empresas que desejam realizar a gestão de seus ativos de TI de forma eficaz, visto que possui visão holística de tudo que acontece no ambiente.

 

São diversos os benefícios! Que tal conhecer um pouco sobre eles??

 

A Nexxto é especialista quando o assunto é gestão de ativos de TI em datacenters!

 

E você? Já possui um processo bem estruturado de gestão de ativos de TI para datacenters na sua empresa?

 

Converse com um de nossos especialistas em gestão de ativos!

 

h

Lucas Almeida

Co-Fundador, Diretor de Marketing e Vendas

Engenheiro pela Poli-USP e especializado em Marketing e Administração pela ULV/CA.
Aqui na Nexxto minha missão é ajudar empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas por meio da transformação digital.