6 dezembro 2017

Produtividade é algo que associamos com a pressão de sermos cada vez mais eficientes no dia a dia, especialmente no trabalho. Evitar distrações e render mais em menos tempo pode parecer algo que só depende da nossa capacidade, mas há fatores ao nosso redor que contribuem decisivamente para isso.

Para aumentar o rendimento, o ambiente de trabalho é um fator que deve auxiliar o profissional a se manter focado e produtivo.

Abaixo, estão três maneiras de transformar o ambiente em seu aliado e aumentar a sua produtividade no trabalho. Confira!

1. Postura e ergonomia

Profissionais de escritório passam 6 horas ou mais por dia sentados, muitas vezes tão absortos nas tarefas que não percebem que estão em postura totalmente inadequada, com as costas arqueadas, pescoço tensionado, entre outros.

Passar horas assim, todo dia, pode resultar em estafa e até lesões, que certamente vão afetar a sua produtividade. Cuide de sua saúde investindo em cadeiras e mesas ergonômicas, que podem ser ajustadas para manter o seu corpo sempre na postura adequada para trabalhar.

2. Iluminação

A iluminação não existe só para lhe permitir enxergar o espaço: ela pode influenciar o seu humor de maneira inconsciente, tornando-o mais ou menos predisposto às tarefas.

Basicamente, seu ambiente pode ter iluminação neutra, quente ou fria. Para escritórios e salas de conferência, recomenda-se instalar luzes frias, que são as que têm a partir de 4.600K, uma vez que elas aumentam o estado de alerta. Luzes quentes, com até 3.000K,  têm efeito calmante e são indicadas para os lugares de descanso: aquela sala onde você e seus colegas fazem um break, por exemplo.

Cada vez mais, os especialistas vêm recomendando que empresas apostem em luz natural para promover bem-estar e produtividade, afinal os raios solares contêm nutrientes necessários para o organismo.

Se o seu escritório tem janelas grandes e boa incidência de luz solar, abra-as! Se não, eleja um cantinho a céu aberto, onde você e seus funcionários possam tomar um pouco de sol e recarregar as energias.

3. Conforto térmico

Colocando de forma bem simples, ninguém quer passar calor ou frio no trabalho. O desconforto de trabalhar em uma temperatura inadequada é bem perceptível e reflete imediatamente no ânimo do ambiente, onde logo vão se ouvir queixas surgindo aqui e ali — sinais de uma equipe inteira indisposta e pouco produtiva.

Especialistas afirmam que a temperatura ideal para o ambiente de trabalho é de 22°C. Mas não basta só ligar o ar condicionado para resolver o problema, pois conforto térmico envolve também questões mais delicadas, como fluxo e umidade do ar.

Ajustar esses fatores aos níveis desejados vai depender muito da sua situação real, isto é, número de pessoas no ambiente, configuração do espaço, entre outros. O recomendado é consultar uma empresa especializada para elaborar a melhor solução.

Criar um ambiente que estimule sua produtividade no trabalho é quase tão importante quanto a sua garra e vontade de se superar a cada dia. Faça as mudanças necessárias na sua empresa e você vai sentir a diferença em pouco tempo.

E você? O que ajuda e atrapalha sua produtividade? Comente abaixo!

h

Guilherme Salam

Gerente de Negócios

Administrador pela FEA-USP
Meu objetivo é ajudar nossos parceiros a otimizar suas operações e se tornarem cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias que estão mudando o mundo.