2 agosto 2017

padronização de processos é uma ferramenta indispensável na contabilidade de supermercados. É assim que se pode reduzir custos e modernizar a gestão estratégica das informações para fazer o negócio crescer.

Além disso, os processos automatizados e padronizados ocasionam a elevação da produtividade e, por consequência, do faturamento, além de diminuir o tempo com as atividades operacionais e possibilitar que o processo seja mais acertado.

Neste post, vamos indicar por que é importante automatizar os processos financeiros e contábeis do seu supermercado. Quer saber os motivos que justificam essa atitude? Acompanhe a partir de agora!

Por que fazer a padronização de processos?

A automatização de processos contábeis e financeiros é o primeiro passo para que o seu supermercado reduza os custos de operação e ganhe vantagem competitiva. Isso porque o processo padronizado evita a perda de tempo com atividades manuais e reforça o foco em ações estratégicas.

Além disso, a automatização facilita a coleta de dados e informações, que vão subsidiar as tomadas de decisão.

Por exemplo: em um supermercado, é preciso trabalhar com um estoque capaz de atender à demanda e que não gere um alto custo de armazenamento. Sem ter dados atualizados, é mais difícil fazer esse controle e comprar os itens corretos.

Neste momento, você pode estar se perguntando: “como faço para automatizar meus processos financeiros?”. Uma resposta é fazer a migração para ambientes eletrônicos. Essas ferramentas permitem integrar as áreas financeira, logística e mercantil para otimizar a gestão e diminuir perdas e custos.

Veja a seguir os benefícios que a automatização de processos financeiros pode trazer para sua empresa:

Menor custo

A automatização dos processos reduz os custos operacionais, porque não é mais preciso perder tempo inserindo dados manuais em diferentes planilhas.

Basta colocar a informação e o sistema atualiza todos os outros campos automaticamente. Com isso, os colaboradores têm acesso a todos os elementos atualizados e podem trabalhar de acordo com aspectos verídicos.

Maior rapidez e agilidade

O uso de um software que integre os dados assegura maior rapidez e agilidade nos processos financeiros e contábeis. Um dos motivos são os dados atualizados de diversos departamentos do seu supermercado.

Outra possibilidade é a integração com os sistemas dos fornecedores. O resultado é o compartilhamento de informações e uma comunicação direta, que permite executar transações de modo mais simples e seguro, evitando retrabalho.

Nesse caso, é possível, por exemplo, notificar o fornecedor da falta de algum item e ele rapidamente consegue repor o estoque para evitar a perda de vendas.

Maior satisfação dos clientes

Os processos automatizados são menos burocráticos e atendem melhor às demandas dos clientes, o que resulta em maior satisfação. Além disso, como são executados mais rapidamente, deixam os consumidores com a sensação de terem sido melhor atendidos.

A maior satisfação dos clientes impacta a reputação do supermercado, que se torna mais agradável pelo ponto de vista do consumidor.

Um exemplo é quando o cliente possui uma demanda específica de um produto. Nesse caso, ele pode fazer o pedido, você informa ao fornecedor rapidamente e consegue entregar a mercadoria em pouco tempo.

Menos papéis para arquivar

A automatização dos processos faz com que os arquivos sejam digitalizados. Isso reduz a quantidade de papéis utilizada e permite que os documentos sejam armazenados diretamente no sistema.

O acesso acaba se tornando mais fácil e não é preciso reservar um local específico para arquivamento. Isso ainda está condizente com os conceitos de sustentabilidade e, novamente, implica redução de custos.

Entendeu por que você deve fazer a automatização e a padronização de processos do seu supermercado? Aproveite as dicas que demos e coloque-as em prática.

Se ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência, aproveite e deixe seu comentário no post!

Artigo produzido pelo Checklist Fácil

h

Maurício Zotarelli

Inteligência Comercial