19 junho 2017

Um estoque cuidadosamente planejado é fundamental para o sucesso de uma empresa. Um estoque variado e organizado torna o processo de venda mais ágil e, além disso, é fator de atração novos clientes. Hoje, vamos discutir uma técnica importante de gestão: o inventário de estoque.

 

Você sabe o que é um inventário de estoque?

Para ter um controle consistente da entrada e saída de produtos da sua empresa, precisará fazer o inventário de estoque. Ele consiste em identificar, classificar e fazer a contagem de todos os produtos que estão no estoque.

Com ele, você tem visão global a respeito do status de seu estoque, sabendo exatamente que produtos estão encalhados, danificados ou vencidos. Por exemplo, uma empresa do setor alimentício pode encontrar no inventário de estoque um poderoso aliado na redução do desperdício.

 

O que você pode fazer com um inventário de estoque?

O inventário de estoque não se resume a um mero controle de entrada e saída de produtos e deve ser visto como parte complementar das metas globais de uma empresa.

Portanto, na hora de elaborar o seu inventário, selecione critérios de acordo com sua estratégia de vendas. Por exemplo: atualizar constantemente seus setores de marketing e vendas a respeito do status do estoque os tornará capazes de tomar decisões rápidas e de diversificar suas táticas de exposição de produtos.

O inventário de estoques permite que você determine a importância de cada tipo de produto para seu estoque. Desse modo, você evita que desníveis diários no armazenamento dos seus produtos interfiram negativamente em suas metas.

 

Como fazer um inventário eficiente?

  • Faça uma listagem de todos os diferentes tipos de produto que você possui no estoque;
  • Estabeleça critérios de classificação e especificação em acordo com sua estratégia de vendas;
  • Faça uma contagem dos produtos de acordo com os critérios selecionados;
  • Crie códigos para cada tipo de produto;
  • Atualize constantemente seu controle de estoque;
  • Invista em tecnologia para otimizar e automatizar o processo;
  • Disponibilize o inventário de estoque para outros setores de sua empresa, tais como vendas e marketing.

 

Conclusão

Organização é um princípio fundamental para evitar perda de produtos, vendas e clientes. E nada melhor que recorrer à tecnologia para otimizar e automatizar rotinas de controle e gestão. Fale com um dos especialistas da Nexxto agora e descubra como a Tecnologia das Coisas pode ser o meio definitivo de controle de estoque!

h

Maurício Zotarelli

Inteligência Comercial