18 dezembro 2017

Com mais e mais negócios dependendo da tecnologia, os constantes avanços na área de TI se tornam essenciais para manter as redes e os ambientes de trabalho das empresas funcionando em perfeitas condições. 

O gerenciamento e monitoramento à distância, em inglês remote monitoring management (RMM), é uma forma de se conectar a equipamentos de maneira remota, sem a necessidade de um técnico estar fisicamente presente no local para detectar falhas no sistema e executar as soluções.

Caso sua empresa ainda não conte com um sistema de monitoramento à distância, aqui listamos alguns motivos pelos quais ele vai melhorar e muito o funcionamento e a gestão do seu negócio.

Coleta de dados automática

O sistema de gerenciamento e monitoramento à distância está conectado à rede dos seus clientes 24 horas por dia, o que garante que a empresa prestadora do serviço esteja sempre atualizada do que está acontecendo em seu ambiente de trabalho.

Mudanças na velocidade, interrupções na conexão e outros tipos de problema de funcionamento são automaticamente detectados pelo sistema. Assim que as falhas, atividades e dados são coletados, eles podem ser enviados para o provedor de serviços de TI. Isso não apenas gera uma solução mais rápida, como também a possibilidade de impedir que o problema tome proporções maiores.

Gestão eficiente

Ao estar sempre conectado à sua rede, a empresa de serviço de monitoramento à distância pode também realizar tarefas essenciais e periódicas, como atualizações e melhorias, com o mínimo de interrupção do funcionamento dos serviços do cliente. Esse tipo de eficiência é muitíssimo importante, pois simples minutos de inatividade podem causar prejuízos enormes aos seus usuários e negócios.

Essa manutenção preventiva por parte do gerenciamento remoto se assegura de que melhorias estejam sempre sendo implementadas. Exemplos de manutenção são atualizações programadas do sistema operacional, desfragmentação do disco rígido, atualizações do antivírus, entre outras.

A solução remota é especialmente útil para pequenas e médias empresas que não possuem um departamento próprio para TI e, portanto, poderiam se beneficiar da contratação do serviço. 

Suporte ao usuário

Outra vantagem do monitoramento remoto é a disponibilidade de um suporte online ao usuário, com atendentes que possam resolver dúvidas e lhe guiar passo a passo caso haja um problema que precise resolver. Muitas das empresas que oferecem o serviço de gerenciamento à distância hoje contam com suporte via chat, telefone ou e-mail, o que for mais conveniente para o cliente. 

Automatização

Com o monitoramento remoto também é possível automatizar processos em seu sistema. São utilizados scripts para acionar tarefas programadas, aumentando a velocidade e a eficiência do sistema sem a necessidade de mão de obra extra. Esses scripts funcionam assim que alertas são emitidos, dispensando a necessidade de intervenção direta dos funcionários.

E então, viu como o monitoramento à distância pode melhorar a gestão da sua empresa e do ambiente de trabalho? Além de prático e eficiente, esse serviço oferece segurança e suporte instantâneo, economizando tempo e garantindo o bom funcionamento do seu negócio.

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais a respeito das melhores opções para sua empresa.

h

Guilherme Salam

Gerente de Negócios

Administrador pela FEA-USP
Meu objetivo é ajudar nossos parceiros a otimizar suas operações e se tornarem cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias que estão mudando o mundo.