20 dezembro 2017

Muitos dos serviços essenciais a uma empresa podem não ser parte da atividade-fim. Limpeza, manutenção e segurança, para nomear alguns, são exemplos do que chamamos de facilities, serviços que de maneira geral cuidam da manutenção, infraestrutura e conforto no ambiente de trabalho.

A gestão de facilities é um trabalho interdisciplinar, pois se encarrega de orquestrar diversas áreas de serviço que propiciam um ambiente de trabalho mais produtivo e facilitam a vida do funcionário.

Caso você esteja se perguntando como esse serviço pode ajudar o seu negócio, listamos aqui quatro formas de como a gestão de facilities aumenta a produtividade e a eficiência de uma empresa.

Manutenção

Máquinas que param de funcionar custam tempo e dinheiro para um negócio. Um serviço de manutenção previne grande parte desses imprevistos, garantindo o bom funcionamento das suas instalações e também aumentando o tempo de vida do seu equipamento. Isso contribui tanto para a produtividade quanto para o controle de custos da sua empresa.

Conforto

Nada passa uma pior primeira impressão para um cliente do que um ambiente de trabalho sujo, desorganizado e desconfortável. O conforto dos seus funcionários no ambiente de trabalho é muito importante para que produzam mais e trabalhem melhor. Serviços como limpeza e controle da temperatura são essenciais para o bem-estar e a saúde dos seus funcionários. 

Contratos

Ter mais empregados implica em mais documentos e burocracia. Ao contratar uma gestão de facilities, lidar com contratos, folhas de pagamentos, 13º, vale-transporte, insumos e outros encargos passa a ser serviço da empresa terceirizada. Ao delegar essas tarefas, você poderá focar mais na atividade-fim do seu negócio.  

Qualificação

Assim como uma empresa procura os melhores profissionais para seu negócio, uma gerência de facilities também se encarrega da qualificação dos seus empregados. Além de encontrar os prestadores de serviços mais competentes, o gerente de facilities garante o treinamento e a capacitação dos profissionais que vão prestar os mais diversos serviços para o seu negócio.

Organização

O elemento agregador mais importante de uma gestão de facilities é a organização. Um gerente específico para essa área é responsável não apenas por diversos serviços, mas pelo funcionamento em conjunto de todos eles, garantindo que os processos sejam feitos de forma completa.

Ao cuidar da segurança, da limpeza, do controle da temperatura, alimentação, entre outros, a gestão de facilities deve oferecer uma estrutura para que os funcionários da empresa possam trabalhar nas melhores condições possíveis. Por isso, ao contratar um serviço terceirizado de gerenciamento, a empresa garante uma maior produtividade e também um maior foco em sua atividade principal. 

Por fim, a gestão de facilities bem-sucedida garante que o ambiente de trabalho seja o melhor possível por um menor custo.  

A organização de todos esses serviços é um trabalho que requer um profissional qualificado e capaz de selecionar os melhores empregados. Por isso, certifique-se de que a empresa contratada é de confiança, pois as facilidades que oferecem podem mudar o rumo do seu negócio.

E você? Pensou em alguma outra forma em que a gestão de facilities ajuda na produtividade no ambiente de trabalho? Conte para a gente deixando um comentário no post.

h

Guilherme Salam

Gerente de Negócios

Administrador pela FEA-USP
Meu objetivo é ajudar nossos parceiros a otimizar suas operações e se tornarem cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias que estão mudando o mundo.