22 dezembro 2017

Ao montar um ambiente de trabalho, muitas pessoas se preocupam com fatores como a qualidade das mesas, o conforto das cadeiras e a luz natural. Porém, algo de igual importância e que muitas vezes não é controlado de maneira eficiente é a temperatura.

O monitoramento da temperatura em empresas e ambientes de trabalho é essencial para o bem-estar dos funcionários, melhor funcionamento dos equipamentos e conservação de produtos, como no caso de empresas no ramo alimentício e farmacêutico. 

Caso tenha dúvidas a respeito do assunto, nesse post explicamos os principais pontos e boas práticas para um melhor controle de temperatura da sua empresa.

Produtividade

A temperatura otimizada garante o bem-estar dos funcionários, o que, consequentemente, aumenta não apenas a produtividade, mas também a qualidade do trabalho. Escritórios com temperaturas abaixo ou acima do recomendado criam diferentes incômodos para as pessoas. Por isso, um ambiente com condições controladas é uma solução prática e certa.

Saúde dos funcionários

A Anvisa estipula que a temperatura de conforto para ambientes de trabalho é entre 23°C e 26°C. Um escritório muito quente, assim como um muito frio, interfere na saúde dos funcionários. O ar frio pode ressecar as vias respiratórias, causando gripes, coriza, crises alérgicas, entre outros. Já temperaturas muito quentes podem causar suadeira, tontura e o que os especialistas chamam de estresse térmico, que pode resultar em irritação, tontura, desânimo e diminuição da capacidade cognitiva. 

Bom funcionamento dos equipamentos

Para manter o bom funcionamento e aumentar a vida útil dos seus equipamentos, é importante checar se eles andam esquentando e emitindo mais calor que o normal. Quando isso acontece, significa que talvez seja hora de agendar uma manutenção ou até mesmo comprar modelos novos.

O monitoramento remoto permite que esse tipo de mudança em temperatura seja identificado em tempo real, com os dados e informações sendo enviados para que uma solução seja determinada.

Soluções de controle de temperatura

Existem diferentes soluções para manter a temperatura ideal no seu ambiente de trabalho. Algumas delas são os equipamentos próprios para otimizar o ar, como ventiladores industriais e climatizadores, o qual, de acordo com especialistas, é melhor para a saúde que os ares-condicionados, pois não resseca o ambiente.  

Já os controladores de temperatura funcionam todos a partir de um Setpoint, que é definido como a temperatura ideal a ser mantida no ambiente. Caso haja diferença entre a temperatura real e o Setpoint, o controlador procede com uma resposta para aquecer ou esfriar o espaço para ficar de acordo com aquele selecionado.

Existem diferentes tipos de controladores, como o ON/OFF e os proporcionais, para citar dois. O ON/OFF funciona com o aquecedor e refrigerador sendo ligados e desligados de acordo com a relação entre a temperatura real e o Setpoint. Já os controladores do tipo proporcionais respondem à mudança de temperatura antes que ela saia da faixa estabelecida. Há, também, sensores de temperatura sem fio.

Viu como o controle de temperatura é essencial para otimizar o seu negócio? 

Aqui na Nexxto oferecemos monitoramento de temperatura conectado à nuvem, tendo sempre em mente as melhores soluções para o conforto e necessidades térmicas do seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe e descubra a melhor opção em controle de temperatura para você e para o seu estabelecimento. 

h

Guilherme Salam

Gerente de Negócios

Administrador pela FEA-USP
Meu objetivo é ajudar nossos parceiros a otimizar suas operações e se tornarem cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias que estão mudando o mundo.