Publicado em 11 outubro 2019 | Atualizado em 4 março 2020

Quem trabalha em instituições de saúde como hospitais, sabe da importância de equipamentos de refrigeração. Eles são bastante utilizados para o armazenamento de medicamentos e outros insumos farmacêuticos que precisam ficar em temperaturas específicas. Mas há a preocupação adequada em relação ao controle de temperatura de geladeira hospitalar?

O Manual de Rede de Frio da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) tem diversas recomendações relacionadas aos equipamentos em que os produtos de saúde são conservados. Alguns exemplos são o uso de uma tomada exclusiva para cada geladeira e a orientação de nada ser armazenado na porta do equipamento.

Voltando à questão da temperatura, o documento recomenda que sejam feitas medições diariamente, no início e no final da jornada de trabalho, além de anotações no formulário de controle diário de temperatura. Mas só isso basta?

Controle de temperatura de geladeira

Apesar de ser uma recomendação da própria Funasa, manter esse monitoramento de temperatura como um processo apenas manual pode ser pouco efetivo. Afinal, entre uma checagem e outra, não se sabe exatamente o que aconteceu com o equipamento.

Além disso, essa é uma tarefa que exige tempo de profissionais que poderiam se dedicar a outros trabalhos que realmente necessitam da expertise humana. E, sim, já é possível utilizar soluções tecnológicas para realizar o controle de temperatura de geladeira e outros equipamentos.

Solução

A Nexxto é uma empresa de tecnologia que está no mercado desde 2010. Percebemos que o setor de saúde estava ficando para trás em termos de inovação e, em alguns casos, perdendo produtos ou entregando insumos sem qualidade para pacientes.

A questão da temperatura e umidade de medicamentos, equipamentos e ambientes no setor de saúde é uma das principais causadoras dessa quebra de segurança. Então, decidimos criar a solução para esse problema.

A plataforma Nexxto é uma solução completa para que o controle de temperatura de geladeira seja feito de forma muito mais prática e, ao mesmo tempo, mais efetiva.

Nexxto no controle de temperatura de geladeira

Um sensor simples não basta. Quando inserido dentro de um local como uma geladeira, o equipamento pode se danificar. Por isso, a Nexxto tem duas opções diferentes de sensores, uma delas feita especialmente para esse tipo de equipamento.

O medidor de temperatura fica de fato dentro do equipamento, mas o sistema que transmite informações para o leitor fica para o lado de fora. Ou seja, garantimos que o produto não será danificado.

Como funciona?

Sua empresa contrata nossa solução com a quantidade de sensores necessários, de acordo com o número de equipamentos que precisam desse controle. As medições são feitas a cada quarenta segundos e encaminhadas para um leitor.

Todas as informações ficam registradas em nuvem e é possível checá-las em um dashboard. Com gráficos e dados detalhados, é possível ter uma visibilidade das alterações de temperatura e umidade, das ações das equipes e das operações em geral.

Os responsáveis podem justificar os desvios de temperatura no próprio sistema e deixar isso registrado. O dashboard pode ser acessado no computador ou em equipamentos mobile.

O melhor é que os profissionais, determinados previamente, recebem alertas imediatos caso ocorra uma alteração fora da margem aconselhada pelos órgão responsáveis. Esses alertas podem chegar via SMS, e-mail, ligação, push notification, entre outros.

Ou seja, caso ocorra qualquer problema, é possível tomar providências o mais rápido possível.

Vantagens

Vantagens de um sistema como a Nexxto

Saiba mais sobre nossa solução

Mais do que oferecer tecnologia de ponta, queremos transformar processos. Por isso também apostamos em serviço consultivo e atendimento humanizado. Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas ou mostrar todas as funcionalidades do nosso sistema.

 

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.