Publicado em 17 junho 2020 | Atualizado em 22 junho 2020

Todos os serviços de saúde têm como missão básica promover a qualidade e a segurança dos pacientes. E uma das melhores formas de se atingir isso é por meio das acreditações hospitalares, que são certificações que as instituições recebem ao comprovarem que seguem rígidas normas de qualidade.

Nos últimos tempos, a demanda por qualidade nos serviços de saúde aumentou devido a várias forças do mercado e também em função da concorrência. Como resultado, também aumentaram as expectativas do consumidor quanto à melhor qualidade.

Tudo isso levou à introdução de organismos nacionais e internacionais de acreditação, como a NIAHO. Atuando como um mecanismo de garantia de qualidade, melhorando assim o acesso dos clientes a melhores serviços de saúde.

De modo geral, é possível dizer que a Acreditação Hospitalar é como um reconhecimento público por um organismo nacional ou internacional de acreditação de saúde. Comprovando que a instituição segue rígidos padrões de qualidade.

Sendo confirmado por meio de uma avaliação externa independente. Que analisa diversos níveis de organização e desempenho em relação aos padrões estabelecidos.

Importância das acreditações para as instituições hospitalares

Para definir melhor, a acreditação hospitalar é um processo de autoavaliação e avaliação externa usado pelas organizações de saúde. Para avaliar com precisão seu nível de desempenho em relação aos padrões estabelecidos e implementar maneiras de melhorias contínuas.

Os vários padrões de acreditação são baseados nos princípios de garantia de qualidade, prática baseada em evidências, ética médica e prevenção de erros médicos.

No Brasil, as principais acreditações hospitalares são:

Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A ONA é uma das mais importantes entidades brasileiras ligadas à ratificação da qualidade dos serviços de Saúde no País, com foco na segurança do paciente. Dividida em três níveis, exige o aprimoramento da gestão, maximização da segurança, melhoria na qualidade da assistência, além da valorização da marca.

Accreditation Canada

A Accreditation Canada orienta e monitora os padrões de alta performance, qualidade e segurança. Focada em três alicerces: governança clínica, medicina baseada em evidência e menos sobrecarga em colaboradores. Foca no entendimento dos processos e eliminação do fluxo de padronização que não gere valor agregado.

JCI

A JCI (Joint Commission International) é uma organização não-governamental criada nos Estados Unidos em 1994. Seus critérios de acreditação hospitalar passam por respeito aos direitos dos pacientes e familiares, busca constantes pelos indicadores internacionais de segurança acesso ao tratamento e continuidade, gerenciamento de fármacos em geral, capacitação da equipe, além do gerenciamento das informações hospitalares, como o prontuário.​

Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)

A Healthcare Information and Management Systems Society é uma organização mundial sem fins lucrativos, centralizada na missão de otimizar a prestação de assistência à saúde por meio da tecnologia da informação (TI). Sua acreditação define requisitos mínimos que um hospital deve atender relacionados à maturidade de implementação do prontuário eletrônico.

Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)

A National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO) possui normatizações no âmbito da segurança assistencial, patrimonial e gestão do corpo clínico, centralizada na obtenção de resultados assistenciais eficazes e eficientes. Entre os seus diferenciais está a abordagem focada em gestão de riscos, ênfase na segurança predial ligada à proteção à vida e à saúde do paciente, planejamento de alta, avaliação rígida do corpo clínico, entre outros.

E é sobre essa última que vamos falar melhor.

O que é NIAHO?

A National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations, ou Acreditação Integrada Nacional para Organizações de Saúde (NIAHO). É um programa oferecido pela DNV (Det Norske Veritas) e aprovada pelo Centers of Medicare and Medicaid (CMS), dos Estados Unidos. Considerado o primeiro programa integrado de acreditação para hospitais americanos.

A Acreditação Integrada utiliza dois ou mais conjuntos independentes de padrões em um mesmo processo de pesquisa para produzir um conjunto de resultados. O NIAHO integra ainda o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 para suas acreditações hospitalares.

Criado em 2008 nos EUA pela empresa de gestão de riscos DNV, essa acreditação hospitalar chegou ao Brasil como um diferencial para hospitais que já tinham uma gestão mais profissionalizada. Além disso, somente os serviços de saúde já possuem o nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação) é que podem receber a certificação internacional.

Ou seja, para dar início ao processo de acreditação hospitalar pela NIAHO é necessário ter junto à ONA:

  • Os padrões de qualidade e segurança, cumprir ou superar, em 90% ou mais;
  • Padrões de gestão integrada, cumprir ou superar, em 80% ou mais;
  • Padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional, cumprir ou superar, em 70% ou mais.

Além de integrar os processos de gestão, e se aplicar em toda a estrutura organizacional, o selo também incentiva a manutenção desse alto padrão de qualidade e segurança. Os resultados são vistos na prática, com um atendimento de excelência prestado aos pacientes.

Como ocorre a acreditação hospitalar NIAHO?

Os requisitos da NIAHO foram adaptados para ter aplicabilidade internacional, com sensibilidade às leis, práticas e regulamentos de cada país, e foram credenciados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) no Brasil.

Desta forma, fora dos Estados Unidos os requisitos da DNV GL (Internacional Healthcare Accreditation) são baseados nos padrões internacional. No caso da acreditação da NIAHO foram integrados os princípios comprovados de qualidade e gerenciamento de riscos, com requisitos específicos de ambiente clínico e físico.

Isso permite que o programa de acreditação permita promover o desenvolvimento e a melhoria contínua da qualidade da saúde e da segurança dos pacientes nas organizações de saúde. Ele também aborda a segurança geral para os colaboradores, pacientes e outros visitantes.

Durante o processo de acreditação, são fornecidas informações e compreensão sobre o que está funcionando de forma eficaz e o que pode ser melhorado. Além disso, os requisitos de credenciamento fornecem às organizações de saúde um quadro claro para melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados em uma linguagem que os profissionais de saúde entendem.

De modo geral, a acreditação da NIAHO oferece:

  • Melhoria da segurança do paciente e da qualidade dos cuidados
  • Maior gestão e confiança
  • Identificação ativa de áreas para melhoria
  • Melhor reputação
  • Melhoria da satisfação e motivação do pessoal

Processo de acreditação da NIAHO

O sistema de acreditação hospitalar da NIAHO envolve pesquisas conduzidas por meio de uma metodologia rastreadora. Ela une entrevistas com funcionários e pacientes, além de uma revisão dos registros médicos. Ao pesquisar o hospital de acordo com critérios pré-definidos, a equipe técnica também garantem que os serviços de saúde estejam em conformidade com o padrão ISO 9001 em todas as áreas clínicas e não clínicas.

O levantamento das informações são feitos por pelo menos dois pesquisadores — um médico ou enfermeiro, e um especialista em ambiente físico. Um médico generalista poderá ser adicionado em caso de hospitais maiores. Além disso, é considerada a forma como a instituição se estruturou em termos de gestão da qualidade. Se o sistema hospitalar adotar uma abordagem única para o gerenciamento da qualidade em suas instalações, o número de pesquisadores ou os dias de pesquisa são reduzidos.

Credenciamento NIAHO

As decisões de credenciamento da NIAHO não são determinadas pelo número de resultados da pesquisa. Ao invés disso, os hospitais recebem um relatório preliminar da equipe de pesquisa, seguido em 10 dias úteis por um relatório final. Após isso, é dado um prazo de 10 dias corridos para enviar um plano de ação corretiva, caso seja necessário.

Após a aprovação de um plano de ação corretiva aceitável, o comitê responsável pela análise tomará a decisão pela aprovação ou negação da acreditação. O credenciamento será válido por três anos a partir da data efetiva, sujeito a pesquisas anuais.

É possível que os hospitais obtenham a certificação inicial do NIAHO sem estar totalmente em conformidade com os padrões ISO 9001 no momento da pesquisa. Porém, é dado um prazo de três anos para alcançar a conformidade. Por isso no Brasil é necessário ao menos ter o nível 3 de acreditação da ONA, para então solicitar o selo da NIAHO.

É importante ressaltar ainda que a metodologia adotada foi projetada para permitir que as organizações sejam inovadoras, pois os padrões são menos prescritivos e as melhores práticas são incentivadas. Isso favorece uma mudança transformacional no sistema de gestão da qualidade dos hospitais, além de melhorar a comunicação entre líderes, funcionários e médicos.

A acreditação no Brasil

Para os serviços de saúde privados obter uma acreditação hospitalar internacional pode ser um diferencial, permitindo que a entidade se destaque em termos de qualidade e atendimento ao paciente.

Além disso, as instituições usam a acreditação internacional para aproveitarem o chamado turismo em saúde, que demanda a compra de serviços bem estruturados por pacientes. Isso permite aos hospitais demonstrar que cumprem padrões legitimamente sancionados por agências internacionais, uma vez que se julga que facilitará a venda de serviços médico-assistenciais.

Porém, o número de hospitais com acreditação ainda é baixo: enquanto 100% dos hospitais no Canadá, na França e na Austrália são acreditados, no Brasil esse número não passa de 3%. Os dados foram apresentados durante o 5º Fórum Home Doctor.

No Brasil, o Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte (MG), foi o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a conquistar a acreditação hospitalar Niaho, ainda no ano de 2009.

Reconhecimento de qualidade

Como fica claro, possuir uma acreditação hospitalar internacional traz benefícios tanto para os pacientes quanto para os colaboradores das instituições. Ela também permite a instituição use esse reconhecimento em suas estratégias de marketing, destacando a qualidade que o estabelecimento possui e seu diferencial frente à concorrência.

Para os pacientes, os principais benefícios gerados são a confiança nos serviços prestados e a satisfação completa dos tratamentos e procedimentos realizados. Afinal de contas, para obter uma acreditação hospitalar, é necessário cumprir uma série de etapas focadas na gestão e na qualidade do atendimento.

Já os colaboradores têm uma maior integração entre os setores, a possibilidade de se desenvolverem mais de modo coletivo ou individual, menos riscos de acidentes de trabalho, mais qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho e também a valorização do currículo, uma vez que trabalham em um local com certificação de qualidade como da NIAHO.

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.