19 março 2020

Ter o selo de acreditação hospitalar está entre os objetivos de serviços de saúde que desejam ter uma melhor credibilidade junto aos seus pacientes. Ele atesta que a instituição segue rígidos protocolos de segurança e qualidade, visando sempre o melhor atendimento a todos.

Dados do 2º Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil indicam que os erros em hospitais públicos e privados no Brasil mataram 148 pessoas por dia. O levantamento, solicitado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa Feluma, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, são alarmantes e indicam a falta de cuidado nos processos de segurança e de atendimento de pacientes no país.

O levantamento apontou ainda que, somente no ano de 2017, 54.076 pacientes morreram por falhas hospitalar. Nesse total, de 30 a 36% foram por eventos adversos graves, que poderiam ser prevenidos com a adoção de políticas mais rígidas de controle e qualidade.

O papel da acreditação hospitalar é justamente padronizar processos e exigir deles o nível de excelência, visando reduzir a zero os erros nos processo de atendimento ao paciente, ao mesmo tempo que garantem maior eficiência da equipe e reduzem os custos desnecessários aos serviços de saúde.

O que é acreditação hospitalar?

A acreditação hospitalar é um método de avaliação dos serviços de saúde que visa assegurar a qualidade e a segurança assistencial. Ela ocorre por meio de padrões e requisitos previamente definidos pela entidades de acreditação, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Joint Commission International, a Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO), a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e a Accreditation Canada.

A metodologia de avaliação para acreditação é feita de forma voluntária e reservada, não tendo caráter fiscalizatório, e tem como função principal ser um programa de educação continuada dentro dos serviços de saúde. Desta forma, a avaliação é feita periodicamente, com o objetivo de estimular a melhoria contínua dos processos.

Durante a acreditação, técnicos e clínicos responsáveis pela análise procuram demarcar quais os melhores procedimentos de gestão e que garante a máxima segurança dos pacientes. Isso é possível pelo fato dos profissionais responsáveis pelas auditorias conhecerem profundamente a área médica.

A acreditação hospitalar tem ainda a função de otimizar a utilização de insumos, aumentar a produtividade dos profissionais, e desenvolver o entendimento estratégico, tendo como meta a melhoria da qualidade do atendimento. Essa auditoria voluntária auxilia ainda na elaboração de uma metodologia de gestão, fomentando processos produtivos multiprofissionais, racionalizando a utilização de insumos, e otimizando processos no ambiente hospitalar.

Quais os benefícios de ser acreditado?

Como mencionamos anteriormente, a acreditação hospitalar é uma adesão voluntária, mas a obtenção do certificado traz inúmeros benefícios ao serviço de saúde. Além de gerar maior confiabilidade perante o mercado, ter o selo de acreditação mostra que toda a sua equipe está focada na melhoria contínua dos processos, visando sempre o melhor atendimento aos pacientes.

Outros benefícios da acreditação hospitalar é passar a contar com processos internos com alto grau de perfeição, a redução da burocracia, e a otimização do tempo dos profissionais envolvidos nos procedimentos. Para os gestores, isso resulta numa equipe mais comprometida e que passa a ser mais produtiva ao mesmo tempo que presta um melhor atendimento, reduzindo as possibilidades de erros.

Por fim, a acreditação hospitalar ainda cria a cultura do aperfeiçoamento constante, da preocupação com os detalhes e com a otimização dos processos. Ou seja, a certificação garantirá que itens essenciais passam a integrar a rotina da sua equipe, que passará a atuar de forma mais focada na qualidade do atendimento prestado.

Quais as etapas das acreditação hospitalar?

Para aderir ao processo de acreditação hospitalar, o serviço de saúde deverá cumprir alguns pré-requisitos, entre os quais estar constituída legalmente há mais de um ano, ter alvará de funcionamento e apresentar todas as licenças sanitárias. Com isso em mãos, é possível dar início ao processo de acreditação, que contará ainda com:

Organizar a equipe interna

Toda a equipe deverá estar alinhada no processo de acreditação, já que a avaliação envolve o empenho de todos. Desta forma, cabe ainda à administração do serviço de saúde dispor as verbas para as adequações necessárias, para o processo de implantação, e reformar ou adaptar estruturas físicas que precisam estar dentro do que determina às normas de acreditação.

Definir o responsável

Será necessário definir quem será o responsável pelo processo, que pode ser um membro interno da equipe devidamente capacitado, ou então contratar um consultor externo. Esse coordenador terá o papel de acompanhar todo o processo e definir alterações necessárias, mantendo ainda contato direto com a direção visando toda a transparência e agilidade do processo. Além de um responsável, é essencial que um comitê de acreditação seja criado, com uma equipe multidisciplinar.

Capacitar a equipe

O processo de acreditação hospitalar requer que os envolvidos tenham o conhecimento necessário para sua aplicação, além de contarem com as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento. E isso envolve uma capacitação específica com a equipe, objetivando que sejam treinados para aplicar práticas como gerenciamento de risco, estratégias e procedimentos, e liderança.

Escolher uma entidade credenciadora

A certificação do serviço de saúde deve ser feita por entidades credenciadas em acreditação, seguindo a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. As instituições credenciadas podem ser conferidas aqui.

Alinhar estratégias

O processo de acreditação hospitalar requer que uma série de procedimentos sejam alterados, envolvendo parceiros e fornecedores. Isso pode significar que sistemas de gerenciamento de processos sejam adaptados, e que os fornecedores de insumos também comprovem a qualidade de seus materiais e equipamentos. Casos outros serviços, como lavanderia, limpeza, alimentação, sejam terceirizados, igualmente será necessário alinhar a estratégia com seus responsáveis.

Use a tecnologia a seu favor no processo

Durante o processo de avaliação do serviço de saúde, além de práticas que garantem a segurança dos pacientes, itens como softwares de gestão também são analisados. São eles os responsáveis pela organização das informações e por garantir o fluxo interno de dados dos pacientes.

A tecnologia, pode por exemplo, permitir que seja possível fazer o monitoramento em tempo real dos dados críticos da sua operação, como temperatura e umidade. Garantindo assim a qualidade de produtos de saúde sensíveis à variação destes e evitando perdas, por meio do controle de equipamentos e ambientes.

Esse tipo de sistema notifica sua equipe sempre que houver qualquer variação na temperatura de armazenamento de itens hospitalares. Como está diretamente conectado à internet, o processo é automaticamente notificado, atendendo às normas regulatórias de órgãos como Anvisa e preenchendo os requisitos das acreditações nacionais e internacionais.

Outra ferramenta que auxilia no processo de certificação é o ERP (Enterprise Resource Planning), ou prontuário eletrônico. Ambas soluções agilizam e padronizam processos, garantindo maior eficiência ao serviço de saúde. Elas auxiliam no registro das informações, garantindo maior agilidade e reduzindo as possibilidades de erros. Além disso, como são digitais, permitem que o acesso aos dados possa ser feito de forma facilitada.

De forma geral, contar com a certificação de uma acreditação hospitalar é de fundamental importância não apenas para comprovar que o serviço de saúde possui um processo rigoroso de qualidade, mas que está preocupado com a saúde de seus pacientes. Ao se adotar métodos padronizados, se reduz as probabilidades de erros e se garante a segurança dos atendimentos.

acreditação hospitalar ONA

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.