Publicado em 23 dezembro 2020 | Atualizado em 9 dezembro 2020

Seguir as diretrizes de segurança em laboratórios pode significar muito mais segurança aos seus funcionários, pacientes e à gestão do seu negócio. Não à toa, temos boas práticas consolidadas em certificações, como a ISO 15190, para tornar o ambiente de trabalho imune contra imprevistos.

E motivos para isso não faltam! Uma recente pesquisa apontou que 38% dos entrevistados disseram ter se envolvido em acidentes de trabalho que não foram documentados pelos seus supervisores.

Outro dado que ajuda a reforçar o número acima, são os 40% de pesquisadores que responderam usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) o tempo inteiro. Além disso, 25% dos pesquisadores entrevistados disseram não terem um treinamento sequer em trabalhar com áreas e/ou produtos de risco associados às suas respectivas profissões.

Isso tudo apenas mostra o quanto a segurança em laboratórios é assunto sério, e cujo conhecimento pode agregar muito valor aos profissionais e também aos pacientes.

A importância da segurança em laboratórios

O controle de qualidade é elementar para qualquer laboratório. Afinal, a condução eficaz e segura de todos os processos reduz desperdícios e prejuízos, melhora a experiência dos pacientes e também agrega segurança aos seus profissionais.

O Portal Academia de Ciência e Tecnologia aponta que até 90% dos acidentes envolvem o manuseio de materiais perfurocortantes. Algo que pode ser evitado, portanto, no dia a dia.

Mas isso não significa que a quantidade de medidas de segurança em laboratórios seja curta. Uma série de cuidados pode ser planejado para evitar qualquer tipo de risco na rotina laboratorial, como:

  • estabelecimento de rotas de saídas de emergência;
  • instalação de medidas de segurança em laboratórios, como extintores de incêndio, e equipamentos de proteção;
  • medidas de redução contra a exposição de componentes químicos e nocivos à saúde;
  • baixa tolerância contra brincadeiras que exponham os seus funcionários a riscos desnecessários;
  • treinamento de colaboradores sobre boas práticas no interior dos laboratórios;
  • alinhamento às práticas de armazenamento, manuseio e transporte de produtos em geral;
  • definição do risco potencial de produtos e rotulá-los adequadamente;
  • periódicas avaliações sobre as condições dos materiais armazenados.

Entre outras ações preventivas e de contenção de riscos que podem prejudicar toda a qualidade do laboratórios — a começar pela saúde dos seus profissionais. Por isso, convém observar as melhores técnicas para isso, como é o caso da já citada ISO 15190.

A ISO 151910

Desenvolvida pela International Organization for Standardization, a ISO 151910 é uma certificação assim como a ISO 9001, que alinha as melhores práticas para determinadas funções.

Só que, a partir da ISO 15190, a segurança em laboratórios é o foco principal dos assuntos abordados. São questões, inclusive, que chegam para aperfeiçoar o que já vinha sendo apontado por meio da ISO 15189:2003. Para que você entenda do que se trata a certificação, especificamente, dê uma olhada em algumas de suas principais características:

  • a responsabilidade de segurança em laboratórios é tanto de toda a equipe quanto de cada indivíduo. Ou seja: de todos, igualitariamente, focando no bem-estar coletivo e no de si próprios;
  • auditorias podem ocorrer interna ou externamente por meio da contratação de empresas especializadas. Isso ajuda a manter, regularmente, a segurança em laboratórios em constante desenvolvimento e melhoria;
  • espera-se que esse processo seja feito, ao menos, uma vez ao ano;
  • toda a equipe deve passar por um alinhamento a respeito de todas as regras de segurança nos laboratórios;
  • um manual de boas práticas deve ser elaborado e compartilhado com os profissionais;
  • é requerido que a equipe passe por programas de treinamento regularmente;
  • medidas de segurança complementares podem ser adotadas, mas a ISO 15190 se apega mais às medidas básicas e eficientes (como o uso completo de EPIs e a adequação dos ambientes aos materiais manipulados em cada área).

Aspectos complementares da ISO 15190

Em paralelo, os cuidados de segurança em laboratórios podem estenderem-se às exigências contidas na ISO 15190. Outros pontos que valem a sua atenção especificam as boas práticas como o cuidado que o diretor do laboratório, clínica ou hospital tem com relação à segurança dos seus funcionários. Ele atua como um orientador dos processos e responsável pela manutenção dos mesmos. Do contrário, é difícil manter um trabalho regular e constantemente aprimorado por todos.

As auditorias, como mencionado acima, também têm papel relevante. E a periodicidade delas contribui para garantir conformidade nas boas práticas e, também, no acesso às informações precisas e atualizadas sobre segurança em laboratórios. O manual mencionado na lista acima se faz, portanto, fundamental para que todos aprendam e absorvam, continuamente, as melhores formas de manter o local de trabalho mais seguro e livre de riscos e imprevistos.

Importante saber, por fim, o quanto o seu laboratório diferencia-se dos demais. Afinal, alguns estabelecimentos podem ter rotinas mais focadas em equipamentos e acessórios específicos para determinadas atividades. E isso agrega um grau de personalização para o seu local de trabalho.

Não basta, portanto,entender a ideia generalizada (como um projeto de iluminação e ventilação eficiente nas áreas de trabalho), mas em alinhá-las à realidade prática do seu dia a dia. Em conjunto, o trabalho deve ocorrer da gestão para a equipe, e vice-versa, de maneira que todos entendam o seu papel na manutenção da segurança individual e de todos no departamento.

A aplicação do 29 CFR 1910.1450

Segurança em laboratórios é um assunto extenso, diversificado e complexo. Possui características que se alternam de acordo com as necessidades de cada local. E há mais um guia de boas práticas que o setor tem se amparado para construir um ambiente de trabalho preventivo e seguro contra incidentes.

Por meio do 29 CFR 1910.1450, os cuidados se estendem a um plano que pode ser aplicado em laboratórios cujas respectivas atuações limitem-se a:

  • uso de produtos químicos perigosos;
  • dispor de produtos químicos em quantidades menores, não havendo a produção de produtos com eles, propriamente;
  • químicos perigosos manipulados em escala laboratorial;
  • rotinas embasadas no uso de diversos produtos químicos;
  • uso de equipamentos que minimizem o efeito negativo de químicos potencialmente perigosos aos funcionários.

Vale destacar que os tipos de produtos químicos listados no 29 CFR 1910.1450 são aqueles presentes na subparte Z do material 29 CFR 1910 e também os itens presentes no 29 CFR 1910.1200.

Para tanto, é necessário conhecê-los e em seguida definir as melhores práticas, políticas e procedimentos padrões para evitar qualquer tipo de risco associado ao trabalho cotidiano.

Nesse sentido, um oficial de higiene especialista em produtos químicos deve participar da implementação do programa de segurança em laboratórios.
Com isso, o plano elaborado define os cuidados relacionados à exposição a esses produtos, ao treinamento dos funcionários e às medidas preventivas e reativas a eventuais situações problemáticas.

As facilidades associadas à segurança em laboratórios

Vale destacar que, além dos procedimentos apontados na ISO 15190 e nas boas práticas, é importante ter soluções que auxiliam em tarefas do dia a dia.

Principalmente, que contribuam com a automatização de processos e o rápido diagnóstico de algum problema em potencial.

Por exemplo, caso a temperatura adequada de um equipamento não se mantenha, pode colocar em risco insumos importantes da sua operação. Nesses casos, é importante haver sistemas que mantêm o monitoramento constante e que podem notificar prontamente os responsáveis, garantindo agilidade e eficiência na tomada de decisão.

Estar por dentro dessas questões é uma maneira de garantir que sua gestão seja ainda mais segura — em todos os sentidos. Saber quais são as principais certificações e acreditações para o seu estabelecimento é outro ponto fundamental.

Afinal de contas, eles contribuem para o constante alinhamento de soluções que favorecem a valorização do seu negócio e, acima de tudo, dos seus pacientes e funcionários.

Para saber mais sobre o assunto, fique por dentro de outro artigo nosso, que explica detalhadamente como funciona todo o processo de acreditação para um laboratório!

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.