27 outubro 2017

Sabemos que administrar uma instituição de saúde desafios diários e está longe de ser uma tarefa fácil. A atenção aos detalhes e à qualidade dos medicamentos, incluindo a utilização de equipamentos como o sensor de temperatura e umidade, faz toda a diferença tanto para o os profissionais do setor quanto para o cliente.

A boa notícia é que os funcionários não estão sozinhos nessa missão e podem contar, sempre que necessário, com o auxílio da tecnologia. É o que acontece, por exemplo, quando precisam gerir seu estoque e armazenar produtos delicados, como os termolábeis, sob condições especiais.

Com isso em mente, vamos falar neste post sobre a importância de se manter o controle da temperatura e da umidade do ar dentro e fora do ambiente de armazenamento, como isso pode ser feito com ajuda do sensor de temperatura e umidade e quais são as vantagens do monitoramento. Confira a seguir!

O que é um sensor de temperatura e umidade?

O sensor de temperatura e umidade é um equipamento capaz mensurar e exibir em um display a umidade relativa do ar e a temperatura  de um ambiente, produto ou equipamento. Ele pode ser utilizado tanto ao ar livre como também em ambientes fechados. Trata-se de um instrumento muito utilizado em farmácias, laboratórios, almoxarifados e estufas, entre outros ambientes.

Por que o uso do sensor é importante?

Além de evitar prejuízos com o descarte de produtos que sofreram alterações bruscas e perderam sua eficácia, o sensor também contribui para que a empresa mantenha as suas operações dentro da lei, evitando que o estabelecimento seja autuado pelas autoridades de fiscalização e tenha que arcar com o pagamento de pesadas multas.

Além disso, não poderíamos deixar de mencionar a importância do compromisso com a qualidade do produto colocado à disposição do paciente, elemento fundamental para a reputação do negócio.

Imagine, por exemplo, uma instituição de saúde que lida com injetáveis que sofrem alterações ao passarem por mudanças de temperatura.  Como poderemos assegurar a qualidade do que seja ao paciente sem um monitoramento concreto?

Quais são as vantagens oferecidas por um sensor de temperatura e umidade?

Entre as principais vantagens de se trabalhar com um sensor desse tipo, podemos citar o baixo custo e a instalação plug and play (conecte e use). O equipamento é portátil e possui um tempo de resposta bastante baixo: em apenas alguns segundos, já é capaz de indicar a temperatura relativa do ar. Além disso, o equipamento é de fácil utilização e não exige investimentos na capacitação de funcionários.

O aparelho digital geralmente é formado por dois microssensores perfeitamente calibrados, e os dados são convertidos para o formato digital por meio de um chip localizado dentro do próprio circuito.

Nexxto

O sistema Nexxto conta com sensor de temperatura e umidade. Todas as informações ficam registradas e podem ser vistas em um dashboard, acessível em tablet, celular e computador. Nossa solução é completa e pode ser utilizada, por exemplo, para o controle de temperatura e umidade de geladeiras hospitalares. Confira!

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.