Dentro do setor de saúde, a automação de processos é capaz de promover melhorias significativas em diversos fluxos de trabalho. Seja na área operacional, administrativa ou gerencial, é possível reduzir tarefas repetitivas, otimizando os níveis de produtividade.
Apoiada por diferentes tecnologias, a automação na saúde utiliza recursos de IoT, Inteligência Artificial e Big Data, por exemplo. No caso da IA, o sucesso demonstrado na identificação do câncer de mama é prova de que o aprendizado de máquina pode, inclusive, contribuir diretamente para o trabalho dos patologistas.
Com esse tipo de tecnologia na área de diagnósticos por imagem, médicos podem tomar decisões baseadas em resultados mais precisos, que melhoram o diagnóstico do paciente.
Outros exemplos do quão benéfica é a automação na saúde são o Sistemas de Gestão (ERP) e o Prontuário Eletrônico. Ambos permitem total interoperabilidade, ou seja, o trabalho simultâneo em diferentes plataformas, onde é possível realizar o intercâmbio de dados e simplificar a comunicação.
Estas são apenas algumas demonstrações de como o investimento em automação de processos na saúde pode agregar qualidade na jornada do paciente. Além de serem ferramentas que melhoram a competitividade da instituição frente ao mercado.
No que consiste a automação de processos?
Automatizar processos significa utilizar recursos tecnológicos e digitais para executar tarefas que, de outro modo, dependeriam mais do trabalho manual. Com isso, diversas rotinas, seja em atividades simples ou complexas, podem ser executadas através de sistemas e programas de computador.
Portanto, podemos dizer que automação atua da seguinte forma:
- diminui o tempo dispensado para a realização das tarefas;
- reduz a mão de obra;
- torna os processos mais ágeis e eficientes;
- substitui atividades manuais por ações automáticas.
Uma vez que os processos automatizados geram maior integração entre aplicativos, softwares e hardwares, através da tecnologia é possível reestruturar uma variedade de recursos em todas as áreas da instituição.
Isso agiliza uma série de ações, uma vez que transfere boa parte do trabalho para as máquinas. Consequentemente, a automação de processos contribui para a eficiência e a qualidade dentro da instituição.
Quais os benefícios de investir em automação?
Numa área como a da saúde, onde os profissionais possuem habilidade para lidar com pessoas em situações complexas – lidar com pacientes em momentos críticos gera uma carga emocional grande – automação na saúde significa “aliviar o peso” de lidar com tarefas manuais que atrasam o progresso do trabalho.
Contudo, não é apenas o trabalho das equipes médicas que ganha com o investimento em processos automatizados. Outras áreas também encontram evolução e crescimento ao serem contempladas com esses recursos. São elas:
- call center e agendamento;
- gestão de pessoas;
- gestão de compras e suprimentos;
- área financeira e contábil;
- logística.
Nesse sentido, os benefícios de investir em automação de processos na saúde refletem no trabalho de muitos profissionais. Essa agilidade na execução de tarefas de todos os níveis gera maior produtividade. Consequentemente, o profissional pode dedicar mais tempo àquilo que, de fato, depende exclusivamente dele.
Todavia, enquanto empresa, um hospital também se preocupa com os custos. Assim, a automação na saúde é capaz de beneficiar as contas da instituição. Ao investir em processos automatizados de controle de insumos, por exemplo, há uma redução significativa dos desperdícios.
Isso ocorre porque a falha humana é um dos principais causadores de perdas de insumos e de erros no controle de dados. Ou seja, uma ação automática no preenchimento de dados e tabelas pode minimizar tais falhas. Inclusive, reduzindo as glosas médicas.
Em suma, podemos afirmar que os investimentos em automação na saúde geram algumas vantagens, como as seguintes:
Redução de custos
Com o controle de dados em diversos setores e a mitigação de falhas nos processos, a automação reduz uma série de gastos e, consequentemente, diminui os custos da operação.
Aumento da produtividade
Sistemas integrados através de softwares trocam de lugar com métodos engessados e lentos. Isso se reflete em agilidade e eficiência na realização das tarefas por conta do aumento da produtividade dos colaboradores.
Controle dos dados
Nos sistemas de automação, as informações são coletadas e segmentadas de maneira simples e com maior rapidez. Isso contribui para identificar erros e criar soluções para uma tomada de decisão mais assertiva.
Gestão contábil e financeira
Com a implementação de ERPs, há uma melhoria significativa nas áreas de gestão financeira e contábil. Dentro de uma instituição de saúde, que lida com inúmeros processos de faturamento, o investimento em automação facilita o gerenciamento dos fluxos de entradas e saídas, e também da documentação contábil.
Segurança
A segurança dos dados é um dos aspectos principais quando se trata de automatizar processos. Essa ação permite guardar todas as informações de maneira centralizada, utilizando sistemas que contam com recursos de criptografia, que protegem os dados dos pacientes e da instituição.
Conformidade
A automação de processos contribui diretamente para que a instituição mantenha os padrões de conformidade com a regulamentação do setor de saúde. À medida que as resoluções da Anvisa cada vez mais indicam a adoção de sistemas e tecnologias, automatizar significa estar de acordo com as recomendações.
Exemplos de aplicação da automação na saúde
Dentro de um hospital, laboratório ou clínica existe uma gama extensa de fluxos de trabalho que podem ser automatizados. Alguns deles podem ser implementados através da instalação de softwares, como é o caso dos sistemas ERP.
Outros, podem demandar um investimento em parcerias com empresas experientes, que entregam soluções de automação e consultoria.
Vejamos a seguir alguns exemplos práticos de como a automação de processos pode ser aplicada no setor de saúde:
Gerir informações do EHR
O uso de Registros de Saúde Eletrônicos (EHR) aliado à automação permite um controle maior das informações, evitando a inserção de dados incorretos, o que é bastante comum quando a tarefa é manual. Tais erros podem ter consequências sérias, causando risco de diagnósticos incorretos.
Com um software de automação, é possível transferir dados de forma segura, sem deixar espaço para falhas graves. Dessa forma, fluxos de trabalho automáticos em torno do EHR auxiliam os médicos na análise dos resultados e na oferta de um tratamento mais adequado e preciso.
Agendamento e confirmação de consultas
Sistemas de agendamento online e recursos de comunicação através de aplicativos móveis são exemplos de automação na saúde que podem otimizar fluxos de trabalho importantes.
Desse modo, processos automatizados de envio de SMS, e-mails e mensagens via Whatsapp geram praticidade e comodidade ao paciente, evitando deslocamentos e reduzindo a circulação no ambiente hospitalar.
Assim, ao utilizar sistemas informatizados para marcação, confirmação e cancelamento de consultas e exames, além de melhorar a experiência do paciente, também é possível redirecionar a atenção do colaborador responsável para outras tarefas.
Monitoramento de temperatura
O monitoramento de temperatura dos insumos de saúde como medicamentos, vacinas e outros insumos que dependem da cadeia do frio, é um ótimo exemplo de como a automação de processos pode ser aplicada na saúde.
Esse fluxo ocorre através de soluções que combinam software e hardware, com sensores e sistemas intuitivos que permitem um acompanhamento em tempo real, totalmente online. E que por isso pode ser feito de maneira remota.
Geração de relatórios
Gerar relatórios completos e precisos é possível através da automação. No exemplo citado acima, sobre monitoramento de temperatura, o software é capaz de reunir as informações e gerar relatórios automáticos. Esse documento é essencial no caso de auditorias.
Da mesma forma, os ERPs e EHR também possibilitam gerar relatórios periódicos, que auxiliam gestores no acompanhamento de indicadores hospitalares, que são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços oferecidos.
Como vimos, aplicar a automação de processos na saúde, além de ser um caminho sem volta, também é uma oportunidade de ampliar a capacidade de atendimento, com base nas premissas de eficiência, segurança e qualidade.
Gostou do conteúdo? Aproveite e baixe agora nosso ebook: Nexxto: Solução Ideal Para o Gerenciamento de Medicamentos.