9 outubro 2017

Não é nenhuma novidade que, por causa de suas inovadoras e práticas soluções, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em variados segmentos do mercado. Neste post, mostraremos o que é e como funciona um sensor de temperatura sem fio, um dos equipamentos mais eficientes do setor de saúde.

Além de automatizar a gestão empresarial, reduzir custos e aumentar a produtividade, equipamentos e recursos desse tipo realizam o monitoramento dos processos e garantem a qualidade dos produtos e serviços das instituições da área.

O que é um sensor de temperatura sem fio?

Trata-se de um equipamento capaz de realizar a medição da temperatura de ambientes, objetos e produtos. Equipado com um transmissor, o aparelho pode medir temperaturas de forma precisa, segura e remota por meio de tecnologia wireless.


Em outras palavras, é um equipamento de monitoramento e manutenção de baixo custo, comumente utilizado em empresas do setor de saúde como hospitais, clínicas e a própria indústria farmacêutica.

Os sistemas dos sensores de temperatura sem fio, em alguns casos, podem ser facilmente integrados ao negócio do usuário, possibilitando que, caso necessário, centenas de equipamentos sejam utilizados ao mesmo tempo. Além disso, os sensores de temperatura sem fio proporcionam o monitoramento da temperatura e umidade de medicamentos de forma mais eficiente e segura.

Como funciona o sensor de temperatura sem fio?


Responsável por garantir a eficiência do controle de temperatura e umidade de medicamentos, o sensor sem fio realiza a medição constante da temperatura, permitindo que os processos operem dentro de padrões preestabelecidos.

Basicamente, é possível programar as temperaturas em que os produtos devem permanecer para observar o seu estado de conservação. O próprio sistema informará sobre as correções necessárias, indicando a elevação ou a redução da temperatura conforme a necessidade.

O equipamento funciona como uma espécie de medidor automático que mantém o registro de temperatura em tempo real sem a constante necessidade de supervisão e anotações manuais.

Quais são os benefícios de utilizar o equipamento?

Simples configuração e manuseio

Uma das grandes vantagens de utilizar um sensor de temperatura sem fio em sua instituição de saúde é o fato de que o sistema é facilmente configurável, podendo ser manuseado por seus funcionários, desde que sejam adequadamente treinados.

Segurança

Na indústria farmacêutica, é imprescindível que os produtos sejam constantemente mantidos na temperatura ideal, para garantir a integridade dos consumidores e evitar uma série de problemas para o negócio.

Por isso, podemos dizer que um dos grandes benefícios do sensor de temperatura sem fio é a segurança que ele pode proporcionar, principalmente em situações extremas, de difícil acesso, alta pressão, pH, entre outras.

Esses equipamentos permitem supervisão constante e eficiente, coleta de dados precisos e monitoramento das temperaturas em tempo real, tornando o negócio muito mais produtivo e rentável.

Comodidade

Poder controlar todos os processos de forma remota é apenas mais uma das grandes vantagens que um sensor de temperatura sem fio pode oferecer.

Graças aos seus transmissores wireless, os gestores ou os profissionais responsáveis podem monitorar um grande número de locais a partir de um único dispositivo, sem que estejam fisicamente presentes em cada um deles.

Além disso, a maioria dos sensores sem fio é equipada para atualizar os dados em tempo real via web, podendo ser acessados remotamente a qualquer hora e em qualquer lugar.

Redução de custos

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar um dos maiores benefícios que essas ferramentas têm a oferecer: a redução de custos.

O monitoramento que o sensor de temperatura sem fio é capaz de reduzir o desperdício de medicamentos, produtos e insumos farmacêuticos, diminuindo significativamente um dos principais custos logísticos do setor.

Vale ressaltar, ainda, a relação entre custo e benefício na implementação de um sensor sem fio, já que esse recurso oferece um ótimo retorno de investimento no curto prazo, pois reduz o consumo de energia.
Além disso, a máquina tem um longo tempo de vida útil quando manuseada corretamente e dispensa gastos com acessórios e equipamentos como fios, conduítes e eventuais manutenções.

h

Lucas Almeida

Co-Fundador, Diretor de Marketing e Vendas

Engenheiro pela Poli-USP e especializado em Marketing e Administração pela ULV/CA.
Aqui na Nexxto minha missão é ajudar empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas por meio da transformação digital.