4 fevereiro 2020

Muito popular na área de TI e desenvolvimento de softwares, o conceito de POC (do inglês Proof of Concept ou Prova de Conceito) se baseia num método de validação de projetos que tende a ser extremamente benéfica e eficaz para implementação de melhorias e automação de processos no setor de saúde.

De maneira resumida, podemos definir uma POC como a demonstração da capacidade de êxito de uma ideia ou projeto que visa atender uma necessidade corporativa. Ou seja, ao realizar uma prova de conceito, é possível comprovar de maneira pragmática a eficiência da solução e ainda corrigir possíveis falhas técnicas através do feedback do usuário, eliminando fatores de risco e “lapidando” o processo.

Assim, ao realizar uma prova de conceito, o desenvolvimento e a implementação de uma melhoria de processos nas instituições de saúde pode ser rapidamente validada, acelerando as etapas de aprovação e viabilização de projetos que, de outro modo, levariam muito tempo para sair do papel.

Abrindo portas para a tecnologia

É importante lembrar que, em tempos de Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial, cada vez mais a tecnologia passa a fazer parte do cotidiano dos profissionais de todas as áreas. Na saúde, devido à ampliação da capacidade de sucesso nos atendimentos e tratamentos que a inovação tecnológica permite, se torna ainda mais necessário abrir as portas para novos modelos de gestão.

Dessa forma, tanto para melhorar a qualidade do atendimento e a experiência do paciente quanto para otimizar os recursos financeiros, a presença das healthtechs será cada vez mais constante, e a celeridade na aprovação de projetos e implantação de tecnologias se torna uma necessidade latente.

Por isso, ao fazer uso das POCs é possível avaliar de maneira mais ágil e eficiente a melhoria a ser implementada e obter a aprovação de viabilidade do projeto, diminuindo o tempo de espera e execução.

Isso sem contar que, com a validação mais rápida de soluções que atuem na melhoria dos processos, é possível atender às exigências legais e normativas no que se refere às boas práticas recomendadas por órgãos como Anvisa e Ministério da Saúde, colocando a instituição um passo à frente para a obtenção de certificações e acreditações nacionais e internacionais, como ONA, JCI e Qmentum, que respaldam a qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Benefícios da POC para a implantação de novas soluções

Ao optar pelo uso da prova de conceito como primeira etapa de um projeto, a instituição de saúde encontra uma série de benefícios que vão além da agilidade na viabilização. Vejamos alguns deles:

Redução dos riscos e dos custos

Com a apresentação da POC no desenvolvimento de um projeto de automação ou implantação de soluções tecnológicas que visem a otimização de processos dentro da instituição, é possível diminuir riscos de falha no produto ou serviço.

Consequentemente, ocorre uma redução nos custos, já a prova de conceito consiste justamente em testar antes de investir tempo e uma quantidade significativa de recursos financeiros em algo que não apresenta muitas garantias.

Geração de resultados objetivos

Através da prova de conceito, é possível gerar resultados objetivos e concretos sobre a viabilidade do projeto. Esses resultados são importantes, pois aumentam a confiabilidade da proposta, impedindo que a ideia seja refutada com contra-argumentos e atraindo a atenção dos responsáveis pela instituição.

Maior satisfação do usuário

A utilização da POC não se resume apenas ao teste de viabilidade de uma solução tecnológica, mas também está relacionada à técnica e ao funcionamento do projeto na prática. Com isso é possível identificar quaisquer falhas e promover os ajustes necessários antes da implementação completa, aumentando os níveis de satisfação dos usuários.

Melhoria no controle de gestão

A partir da geração de dados concretos que a POC permite, é possível criar uma base mais sólida para a tomada de decisão em etapas futuras do projeto. Com, isso há um aumento no controle da gestão, já que é possível criar diretrizes e planos de ação mais objetivos e fundamentados.

Passo a passo para elaboração da Prova de Conceito

Realizar a prova de conceito pode fazer toda a diferença na apresentação de um projeto que objetive implementar melhorias, principalmente relacionadas a processos automatizados. Com essa ferramenta, “vender” a ideia se torna muito mais fácil, e dispensa a necessidade de investimento prévio sem garantia de retorno.

Contudo, para realizar uma POC adequada é fundamental seguir alguns passos durante sua elaboração. Confira:

1. Definir objetivamente o problema que será resolvido

Quando se deseja melhorar um processo e para isso é necessário implementar um software ou equipamento que necessite da prova de conceito, o primeiro passo é definir de forma objetiva o problema que se pretende sanar. A partir daí a POC será elaborada com base nas necessidades de resolução desse problema e nas ferramentas disponíveis para tal.

2. Definir escopo e tempo de duração

O projeto que será validado através da POC deve possuir um escopo bem definido, assim como o período de duração. Essas informações são essenciais para a elaboração da prova de conceito, já que nela serão definidos todos os detalhes do processo que será implementado.

3. Alinhar o projeto com o planejamento estratégico da instituição

Faz parte do processo de elaboração da prova de conceito manter o alinhamento do projeto com planejamento estratégico da instituição, que costuma ser definido anualmente pela diretoria. Com isso é possível envolver todos os níveis hierárquicos da administração e atuar com maior poder de persuasão na aprovação da ideia.

Além disso, é fundamental que o projeto possua um responsável (geralmente o gerente de projetos) que sirva como ponto de contato entre o desenvolvedor e a instituição para efetivar a POC.

4. Escolher a forma de validação, KPIs e critério de sucesso

Nas etapas mais avançadas de elaboração da POC é importante eleger uma forma de validar a ideia baseada em indicadores de desempenho (KPIs) e critérios de sucesso.

Porém, para definir estes pontos é necessário saber exatamente o objetivo a ser atingido, e então determinar o sucesso da ação. Estes aspectos são peculiares a cada tipo de processo e melhoria que se pretende implementar, e por isso os KPIs podem variar bastante, assim como o critério de sucesso.

5. Executar a POC

Após uma série de ações e definições, é chegado o momento de executar a prova de conceito, ou seja, pôr em prática a solução que será implementada caso o critério de sucesso seja atingido.

Nesse momento toda a apresentação de baseia no funcionamento do equipamento, software ou qualquer que seja o tipo de melhoria escolhida.

6. Analisar resultados e validar caso tenha atingido o critério de sucesso

Depois de executada, a POC será capaz de entregar todos os dados e insumos necessários para validação da melhoria caso o critério de sucesso seja atingido. Nesse momento, o responsável pela intermediação do projeto poderá provar os benefícios da ideia para a diretoria e, assim, será mais fácil aprovar a implementação.

Prova de Conceito através da Nexxto

Todas as soluções desenvolvidas pela Nexxto podem contar com a execução de uma POC. Se você pretende acelerar as etapas de aprovação de uma melhoria na sua instituição de saúde, entre em contato conosco ou agende uma demonstração com nossos especialistas.

h

Lucas Almeida

Cofundador e CRO da Nexxto

Trabalho todos os dias para ajudar o setor de saúde a ser mais digital e eficiente, possibilitando que mais pessoas no Brasil tenham acesso a serviços com qualidade e segurança.